Rust – Um jogo de sobrevivência dinâmico e extremo, será que você está preparado?
Rust é um jogo indispensável para os fãs de jogos de sobrevivência. Claramente um jogo inspirado em clássicos como DayZ, Minecraft e Stalker, foi produzido pela inglesa Facepunch Studios, e já vendeu mais de 3 milhões de cópias. A empresa tem um histórico de construir jogos de sucesso, seu jogo anterior, Garry´s Mod já vendeu mais de 7 milhões de cópias.
No jogo você nasce pelado (sim, pelado), em uma praia, em um mundo pós-apocalíptico, cheio de perigos e radiação, apenas com uma tocha e uma pedra na mão e tem que obter do meio ambiente todos os recursos para a sua sobrevivência e aguentar passar mais uma noite. Você pode construir seu abrigo, caçar animais, coletar e plantar comida, minerar e cortar árvores.
O mapa (que é gigantesco) do jogo é gerado proceduralmente e você não possui um mapa para se guiar (Nos servidores sem modificação para isso), ou seja, isso evita que haja situações de clãs conhecerem os melhores pontos para construir bases e domine o mapa de uma só vez. Muitos servidores dão wipes (reiniciar o mundo, apagando todo o conteúdo) periódicos e geram um novo mapa neste processo, fazendo com que o jogo se torne ainda mais dinâmico e competitivo.
O que mais me impressiona no jogo é a quantidade de jogadores simultâneos que os servidores suportam. O jogo é capaz de aguentar até mais de 300 jogadores ao mesmo tempo em um único servidor, não é difícil você encontrar servidores com 100 ou 200 jogadores conectados, e rodando fluindo (eu testei). A maioria dos jogos não conseguem suportar nem um terço desta quantidade simultânea. Rust possui um Netcode bem otimizado, garantido uma boa experiência.
Quando se fala em gráficos, Rust não deixa a desejar, o jogo é muito bonito e caprichado. Desenvolvido em Unity3D, Os gráficos estão bem otimizados e fluidos, comparados com o ARK, por exemplo. É um jogo que as vezes você para apenas para admirar a paisagem. 🙂
Em matéria de jogo, existem servidores oficiais, servidores mantido por jogadores e servidores customizados de jogadores (MODS), todos fáceis de serem localizados em uma lista separada. Os servidores customizados são um show a parte! O jogo permite que você flexibilize todos os parâmetros, permitindo a criação de jogos completamente diferentes do original, e dando ainda mais sobrevida ao jogo. Eu acho que a curva de evolução do seu personagem no jogo é bem mais dinâmica, permitindo PVPs mais intensos e estratégicos, o que torna o jogo ainda mais interessante.
Rust ainda se encontra em Alpha, mas já é um jogaço. É um jogos mais jogados na Steam: Com 139.000 análises, sendo 81% positivas, o jogo está com o status de Muito Positivo na Steam. Possui média de 30.000 jogadores simultâneos jogando, e obteve um pico de 68.100 jogadores simultâneos na Steam. Durante a escrita desta matéria, haviam 27.566 jogadores ativos.
O jogo está em acesso antecipado e custa apenas R$ 36,99. Gostou? Acesse ele na Steam aqui.
O desenvolvimento do jogo é constante, os desenvolvedores são muito próximos a comunidade e sempre estão reinventando o gameplay para melhoras ainda mais a experiência. Updates são constantes e sempre trazem novos conteúdos. Recomendado!
Confira abaixo um trailer criado pelo grupo Surge que mostra um pouco da mecânica do jogo: