Dual Universe: Como foi o teste com 30.000 jogadores simultâneos no mesmo planeta?
Dual Universe é o jogo revolucionário que está sendo desenvolvido pela produtora NovaQuark, bancado quase totalmente através de financiamento coletivo (CrowndFunding), que já arrecadou um total de 10.170.000 euros (aproximadamente R$ 45.000.000,00) de 36.804 otimistas do jogo e alguns investidores interessados no futuro do jogo (Aproximadamente 90% foi arrecadado dos contribuintes).
O jogo que está previsto para ser lançado em 2020, encontra-se disponível na primeira fase de testes, liberado apenas para alguns sortudos que desembolsaram cerca de 120 euros pelo privilégio de testar o jogo em primeira mão. A segunda leva de testadores será liberada ainda este semestre, e ficará disponível a quem adquiriu o pacote de 60 euros.
Os alpha testers concordam com um rigoroso contrato de não divulgação (NDA), por isso as informações, fotos e vídeos sobre o jogo ainda são muito restritas. Mas pelo que levantamos e pudemos apurar do material divulgado, o jogo está ficando bem bacana, não perdendo em nada de equivalentes, como o Space Engineers.
A ideia é fazer um grande MMO SandBox Espacial com uma estrutura capaz de suportar centenas de milhares de jogadores simultaneamente dentro do mesmo universo, independente deles estarem próximos ou distantes. Outros jogos que prometem esta experiência, possuem uma limitação de jogadores próximos, normalmente dezenas ou centenas, impedindo que, ao atingir o limite, o próximo player entre na área ou então fique em uma fila de espera até abrir um slot para ele entrar.
No início do mês, a NovaQuark fez um teste e conseguiu colocar na mesma localização mais de 30.000 personagens concorrentes, no mesmo planeta. Para isso, foram utilizados 112 máquinas virtuais (VM) para fazer o cruster do universo e 150 máquinas virtuais para simular os jogadores e um total de 50 pontos diferentes de “nascimento” pelo mundo. Para tudo isso funcionar, foram necessários uma banda de Internet de 10 Gb/s. Tudo para forçar e testar a performance do motor do jogo. Podemos dizer que o teste teve um resultado satisfatório e dentro da expectativa.
Comparando com outro jogo, o recorde mundial de jogadores do mesmo ambiente pertence ao EVE-ONLINE, que conseguiu colocar 6.142 jogadores simultâneos dentro do mesmo sistema em uma grande e épica batalha. Diferente do Dual Universe, aonde não houve a presença de LAG no teste, no EVE-ONLINE, devido a grande quantidade de jogadores houve um fenômeno chamado: “Dilatação Temporal”, deixando tudo mais lento para que os processadores conseguissem calcular toda a informação necessária de tudo que estava acontecendo simultaneamente.
A grande diferença do Dual Universe, de todos os demais jogos que já existem é não haver instâncias, está tudo ocorrendo ao mesmo tempo no mesmo universo, sem carregamentos ou coisas do tipo. Embora o EVE-ONLINE seja um jogo gigantesco, com dezenas de milhares de jogadores simultâneos, quando você muda de um sistema para o outro, você vai para outra instância.
É claro, não é possível oferecer um jogo deste tipo de graça, portanto, desde o inicio é deixado bem claro que será um jogo por assinatura e ela custará em torno de US$ 15.00 por mês. Você também poderá pagar o jogo com dinheiro do próprio jogo, que você conquista utilizando a economia do jogo, assim como já acontece no EVE-ONLINE.
No início do ano, o desenvolvimento do jogo ganhou um reforço extra com a abertura de um novo estúdio da empresa na cidade de Montreal.
O criador do jogo, JC Baillie, fala com muito otimismo sobre o jogo, e vemos que eles fizeram um dever de casa ao se inspirar nos jogos existentes no mercado, vemos muita influência de Star Citizen, Elite Dangerous, Space Engineers, Empyrion Galactical Survival, EVE-Online entre outros.
Confira abaixo o vídeo do teste de Stress realizado no jogo este mês:
O site do jogo é: https://www.dualthegame.com