ATLAS: Mega-atualização 1.5 lançada, mas…
ATLAS é o audacioso MMO de piratas criado pelo mesma desenvolvedora do jogo de sobrevivência ARK. Desde o primeiro dia de lançamento do Acesso Antecipado do jogo, choveram reclamações e insatisfações de quem apostou e criou hype no jogo.
Devido o jogo utilizar a mesma engine e reutilizar parte do programação e interfaces do ARK, muitos jogadores acham que a Instinct Games deveria ter lançado o jogo como uma DLC do ARK e não um novo jogo. Eu discordo. Primeiro que o ARK é criado pela Instinct Games em parceria da WildCat Studios, e o ATLAS é desenvolvido pela Instinct Games em parceria com a Grapeshot Games. Não entraremos em detalhe no papel de cada empresa na produção do título, mas claramente envolve equipes diferentes. Outro motivo é que se o ATLAS fosse um DLC, ele teria que girar sobre a temática do ARK, que já possui um arco de história completo com o jogo base e suas três expansões DLC Pagas.
Ser um título novo, permite que o desenvolvedor crie um universo completamente novo para o tema, e evolua o jogo sem estar preso na mecânica do título original. Além disso, mesmo que se o ATLAS fosse considerado uma DLC do ARK, a desenvolvedora poderia por o preço que quisesse. A primeira expansão paga do ARK, por exemplo, custou quase o mesmo valor que o preço do ATLAS no lançamento, só algum tempo depois eles lançaram um Season Pass somando a primeira expansão paga e outras duas que foram lançadas em seguida.
ATLAS já demonstra características e mecânicas completamente diferentes do ARK e quem está acompanhando o desenvolvimento do jogo percebe que existe um imenso esforço dos desenvolvedores em amadurecer a experiência do jogo. A última atualização faz parte do esforço de reconhecer que o direcionamento que o jogo estava seguindo, não estava agradando os jogadores, gerando uma perda gigantesca na média de jogadores simultâneos no servidor.
Os reviews do jogo na Steam estão bem negativas. Apenas 36% dos jogadores, das 22 mil avaliações avaliaram positivamente o jogo, 64% dos jogadores avaliaram negativamente.
O jogo realmente está mal otimizado, com alguns bugs feios, mas não devemos esquecer que o título ainda está em acesso antecipado, ou seja, todos que estão comprando, estão aceitando o contrato de aquisição do título em acesso antecipado e estão cientes que esta não é a versão do jogo final, o título segue em desenvolvimento até seu lançamento oficial. Quem compra o jogo agora na Steam, paga até mesmo mais barato que após o lançamento, pois estamos acreditando nos desenvolvedores e na equipe.
Minha opinião é que, se você não tem paciência e quer um jogo bem mais maduro, espere mais um tempo até que os desenvolvedores avancem o desenvolvimento. Se você não se importa e quer usufruir do joguinho de piratas, eu recomendo. É divertido. Como disse um amigo: “O jogo está ruim, mas é bom”.
O que tem de novo na atualização 1.5?
Nós tivemos um aumento do tamanho do mapa e em torno de 40% do tamanho de algumas ilhas e terrenos, mudança no sistema de reivindicação de terras, criado um sistema de contestação de propriedade, modo de PVP que permite que o horário de PVP sejam definidos, sistema de proteção offline (O que evite que as bases sejam raidadas em fusos doidos), sistema de colônia, que permite que jogadores possam permitir colonos em suas ilhas, novo sistema de guerra entre as ilhas, exploração no fundo do mar com a adição de um veículo submarino, mudanças cosméticas, adicionado uma catapulta humana para lançar ataques em seus inimigos, sistema de trocas redesenhado e adicionado guilhotina.
O Update é bem extenso, você pode verificar as mudanças aqui neste link:
Confira abaixo o trailer da atualização 1.5: